BATISMO

É o primeiro sacramento da Igreja Ortodoxa, pelo qual o homem passa a participar da comunidade cristã. É condição indispensável para alcançar a salvação eterna, por isso, desde os primórdios, é administrado antes de qualquer outro Sacramento. 

 

A criança não tem ainda o uso da razão. Outra pessoa faz publicamente a fé cristã em seu nome, o “padrinho” ou  "tutor”. Cristo instituiu o mistério do batismo após a sua ressurreição, quando apareceu aos discípulos. O Batismo constitui, juntamente com o Crisma e a Eucaristia, os "Sacramentos da Iniciação Cristã".

CONDIÇÕES E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
(Apresentação completa obrigatória no ato do agendamento)

1. Cópia colorida da certidão de nascimento da criança.

2. Os pais (ambos) devem, obrigatoriamente, haverem sido batizados em uma Igreja Ortodoxa Canônica ou em uma Igreja Católica Romana, para poderem batizar o seu filho em nossa Igreja, e, não sendo casados nas Igrejas citadas, devem apresentar, cada um, a Certidão de Batismo (Encíclica Arquiepiscopal – Guia do Clero IV, 43).

3. Cópia colorida da identidade dos pais.

4. Cópia colorida da Certidão de Casamento civil e religioso dos pais, observando que a Certidão de Casamento Religioso com Efeito Civil  não substitui a Certidão de Casamento expedida pela Igreja, que deve, ainda assim, ser apresentada.

5. Pais casados na Paróquia Ortodoxa São Jorge de Santos ou na Catedral Ortodoxa Metropolitana estão dispensados da apresentação da Certidão de Casamento Religioso.

6. Os padrinhos devem ser ortodoxos ou católico-romanos batizados (Guia do Clero IV, 37 a,38).

7. Cópia colorida da identidade dos padrinhos.

8. Cópia da Certidão de Batismo de cada um dos padrinhos.

9. Os padrinhos devem ser maiores de 18 anos. É possível escolher mais de um casal de padrinhos.

10. Se os pais ou os padrinhos se casaram ou foram batizados no litoral paulista é possível obter a segunda via da certidão no arquivo geral pelo telefone (13) 3228-8880; se fora do litoral paulista, é necessário solicitar a segunda via na respectiva igreja em que  se casou ou foi batizado(a).

          Arquivo Diocesano de Santos:

          certidoes@curiadesantos.com.br

          2ª a 6ª – das 8h30 às 12h e das 14h às 18h

11. A apresentação de Certidão de Casamento Religioso dispensa a apresentação da Certidão de Batismo.

12. 30 (trinta) dias antes da data agendada para o Batismo, os responsáveis pelo(a) batizando(a) têm que apresentar à Secretaria da Paróquia o comprovante de transferência do valor respectivo ao evento, o qual, obrigatoriamente, deve ser DEPOSITADO na conta regular da Paróquia São Jorge de Santos, Banco Bradesco, agencia 2919, conta corrente 196549-2, CNPJ 58.270.612/0001-84 (consultar antecipadamente o valor atualizado, junto à Secretaria da Paróquia). Ultrapassado o prazo previsto para esse depósito, a data será marcada como livre e o evento retirado da agenda. Em caso de desistência, nenhum valor já depositado será devolvido sendo, então, considerado como doação às obras da Paróquia Ortodoxa São Jorge de Santos.

13. Atendimento pessoal para assuntos relacionados a batismo todos os dias, das 13h30 às 17h, na Secretaria da Paróquia, Avenida Ana Costa, 323 (é necessário agendar com antecipação, pelo telefone (13) 9 9732 9315. 

14. Aos feriados, sábados e domingos não haverá atendimento.

15. Em nossa Paróquia é costume que  o valor do evento seja rateado pelos casais de padrinhos.

16. O Batismo é sempre individual, realizado aos sábados e domingos pela manhã ou à tarde, se não houver outra atividade litúrgica na Igreja no horário desejado. Em caso de emergência e necessidade comprovada, poderá ser realizado em qualquer outro dia e horário da semana, desconsiderando-se, então, os prazos regulares.

17. Na Igreja Ortodoxa a criança ou adulto recebe os três Sacramentos da Iniciação Cristã na mesma celebração, sendo batizado, crismado e recebendo a primeira eucaristia.

18. Não há curso de batismo para pais e padrinhos.

19. No dia do batismo os responsáveis pelo(a) batizando(a) devem trazer uma toalha de banho branca que, ao final da celebração, será  doada à igreja.

20. Se algum dos pais ou padrinhos não houverem sido batizados, devem ser batizados em data anterior ao batismo da criança ou em momento anterior, durante a mesma celebração.

 

21. Dúvidas adicionais devem ser tratadas pelo email:  adm@igrejasaojorge.org

Paróquia Ortodoxa São Jorge de Santos.

Arquidiocese Católica Ortodoxa Antioquina de São Paulo e Todo o Brasil.

ENVIE SEUS DOCUMENTOS DIGITALIZADOS

Para agilizar o agendamento da cerimônia de batismo, você pode nos enviar os documentos listados

acima, em formato digital, entregando posteriormente em nossa Secretaria os originais ou cópias autenticadas.

HORÁRIOS

Segunda a Sábado

09:00 às 12:00 horas

(agendar com antecedência

na Secretaria...)