BATISMO

É o primeiro sacramento da Igreja Ortodoxa, pelo qual o homem passa a participar da comunidade cristã. É condição indispensável para alcançar a salvação eterna, por isso, desde os primórdios, é administrado antes de qualquer outro Sacramento.

A criança não tem ainda o uso da razão. Outra pessoa faz publicamente a fé cristã em seu nome, o “padrinho” ou  "tutor”. Cristo instituiu o mistério do batismo após a sua ressurreição, quando apareceu aos discípulos. O Batismo constitui, juntamente com o Crisma e a Eucaristia, os "Sacramentos da Iniciação Cristã".

Você pode realizar um pré agendamento online, para reservar a data desejada, até a entrega dos documentos, o que deve acontecer em até 15 dias, contados da data do pré agendamento. Após esse prazo a reserva é cancelada.
Para reservar agora, clique no botão abaixo:
CONDIÇÕES E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

1. Cópia certidão de nascimento da criança.

2. Pais e padrinhos solteiros ou divorciados: cópia RG e cópia de certidão de batismo.

3. Pais e padrinhos casados no civil: copia RG, cópia certidão de batismo e copia casamento civil.

4. Pais e padrinhos casados no civil e na igreja: Cópia RG, cópia certidão de casamento da igreja e cópia do casamento civil.

5. Se os pais ou os padrinhos se casaram ou foram batizados no litoral paulista é possível obter a segunda via da certidão no arquivo geral pelo telefone 3228-8880; se foi fora do litoral paulista deve solicitar a segunda via na respectiva igreja em que  se casou ou foi batizado(a).

Arquivo Diocesano de Santos:

certidoes@curiadesantos.com.br

2ª a 6ª – das 8h30 às 12h e das 14h às 18h

6. Os padrinhos devem ser maiores de 18 anos. Pode-se escolher mais de um casal de padrinhos.

7. Os pais e os padrinhos devem ser batizados na Igreja Católica Ortodoxa ou na Igreja Católica Romana.

8. Agendamento exclusivo para batismo todos os dias das 13h30 às 17h na secretaria, Avenida Ana Costa, 323 (agendar antes, pelo telefone (13) 9 9744 5560).

9. Feriados, Sábado e Domingos não há atendimento.

10. Em nossa igreja é costume que esse valor de oferta à Igreja seja rateado pelos casais de padrinhos.

11. O Batismo é sempre individual, e é realizado sempre de segunda-feira aos sábados pela manhã ou à tarde/noite se não houver outra atividade litúrgica na Igreja.

12. Na Igreja Ortodoxa a criança ou adulto é batizado, crismado e recebe a primeira eucaristia em uma só cerimônia.

13. Não há curso de batismo para pais e padrinhos.

14. No dia do batismo trazer uma toalha de banho branca que é doada à igreja.

15. Se os pais ou padrinhos não são batizados, devem ser batizados; ou numa data a combinar anterior ao batismo da criança ou durante a mesma celebração do batismo da criança.

Paróquia Ortodoxa São Jorge de Santos.

Arquidiocese Católica Ortodoxa Antioquina de São Paulo e Todo o Brasil.

ENVIE SEUS DOCUMENTOS DIGITALIZADOS

Para agilizar o agendamento da cerimônia de batismo, você pode nos enviar os documentos listados

acima, em formato digital, entregando posteriormente em nossa Secretaria os originais ou cópias autenticadas.

HORÁRIOS

Segunda a Sábado